Coordenador : Erika Toriyama
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389637.2201.240250.17022023
Departamento/Setor: MZO
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e qualquer pessoa da comunidade que tenha interesse pelo assunto.
Local de atuação: Virtual através das Redes Sociais e presencial na própria IES
Objetivo
Abordar temas da atualidade que envolvam a genética animal de forma descomplicada nas redes sociais, além de relacionar o tema com assuntos do cotidiano e desta forma, elucidar conceitos pré-existentes e aumentar o interesse pela temática, além de promover o intercâmbio de conhecimento entre profissionais, alunos de graduação, pós-graduação, professores e membros da comunidade.
Resumo
O estudo da genética é um dos alicerces da produção animal e é uma área que está presente em vários setores da criação. Exerce um importante papel na economia brasileira, quer seja na agropecuária ou na criação de pets e é um assunto presente em nosso cotidiano nas principais formas de comunicação como redes sociais, internet, programas de televisão, filmes e outros. Porém, a genética é ainda um assunto desconhecido ou mal compreendido por muitos e a falta de conhecimento pode induzir a falsas interpretações das notícias recebidas. O grupo NEPEGEN da Faculdade de Veterinária da UFF é formado por discentes do curso de graduação em Veterinária e tem trabalhado ativamente na discussão de assuntos relacionados ao tema. Para disseminar o conhecimento discutido nas reuniões do NEPEGEN e para descomplicar assuntos relacionados à genética, surgiu o interesse por parte dos alunos em divulgar o conhecimento através das redes sociais. Desta forma, esta ação extensionista tem como objetivo divulgar temas da atualidade que envolvam a genética com notícias e curiosidades dos animais e suas diferentes espécies para ampliar, elucidar e conscientizar a comunidade sobre o tema.